www.institutodefertilidade.com.br
 
 
 
O Coito programado é considerado uma técnica de reprodução humana assistida de "baixa complexidade". Trata-se do acompanhamento de um ciclo menstrual da mulher para indicar o momento mais favorável à ocorrência da gestação.

1º Etapa - O ciclo pode transcorrer de forma natural, sem o uso de medicações indutoras da ovulação. No entanto, freqüentemente faz-se uso de fármacos capazes de estimular a ovulação. A medicação mais conhecida e usada para este fim é o citrato de clomifeno (Serofene®, Clomid® ou Indux®). A dose e o período de uso do medicamento são determinados pela equipe médica.

2º Etapa - Independente do esquema proposto são realizadas ulttra-sonografias e, em alguns casos, dosagens hormonais, para indicar o período mais favorável para o casal manter relações sexuais e maximizar a probabilidade de engravidar.

3º Etapa - Com a técnica de "coito programado" procura-se reestabelecer a taxa média de fecundidade que um casal sem alterações reprodutivas apresenta, ou seja, 10 a 20% de chance de engravidar por ciclo.